Aquí a arte fluiiiiiiiiiiiiii na mente da gente!

Minha foto
Cáceres, mato grosso, Brazil
Cientista em estado de germinação.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O QUE TEM EM COMUM A ARTE DA IDADE MÉDIA COM A ARTE EGÍPCIA?






ANALISE AS FIGURAS E FAÇA AS COMPARAÇÕES QUANTO A BIDIMENSIONALIDADE DAS FORMAS HIERARQUIAS E ARQUITETURAS E ESCULTURAS.

2 comentários:

  1. (1)A PRIMEIRA FIGURA É DA CATEDRAL DE CÁCERES -1940- ESTILO NEO-GÓTICA BASEADA NA CATEDRAL DE NOTRE-DAME de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora
    .A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual. OLHE NOS DETALHES E VERÃO AS RELAÇÕES COM AS PIRÂMIDES, NA FRENTE DELA UM MARCO NA FORMA DE OBELISCO (MARCO DO JAURO QUE LIMITAVA O TERRITÓRIO BRASILEIRO ENTRE ESPANHA E PORTUGAL NO TRATADO DE MADRID 1750)VEJA A QUESTÃO DA ALTURA RELACIONANDO AO ALCANCE DO CÉU PARA CRIAR A ILUSÃO DE APROXIMAÇÃO COM DEUS, NADA DIFERENTE DOS ZIGURATES DA ARTE NA MESOPOTÂMIA CONHECIDOS COMO TORRE DE BABEL, A RELAÇÃO DE GRANDEZA E SUPERIORIDADE COMO OCORRERA NA DISPUTA DOS FARAÓS MOSTRAREM SUPERIORIDADE E GRANDEZA, A SOLIDES E DURABILIDADE DAS PAREDES COMO ROCHA.
    SEM FALAR QUE O QUE DIFERE OS PORTAIS DE ENTRADA DO ESTILO ROMÂNICO DO GÓTICO E O ARCO EM OGIVA REDONDO DOS ARCOS ROMANOS PARA OS TRIANGULARES CURVOS PONTIAGUDO DAS PIRÂMIDES.

    ResponderExcluir
  2. (2) AS PINTURAS NOS MURAIS GREGOS, PAPIROS EGÍPCIOS OU ILUMINURAS DA IDADE MÉDIA SÃO SEMELHANTES NO TRATAMENTO SUPERFICIAL DAS FORMAS PLANAS, LINEARES E CORES. NÃO EXISTE NOÇÃO DE PERSPECTIVA E NEM DA TÉCNICA DO SFUMATO QUE CRIA A ILUSÃO DE VOLUME. ELAS SEGUEM O PRINCÍPIO DA LEI DA FRONTALIDADE DOS EGÍPCIOS SE DESPRENDENDO AOS POUCOS NA ARTE GREGA COM AS FIGURAS DE TORAX LATERAL, MAS AS RESTANTES CONTINUAM BEM PARECIDAS. O CONTATO COMERCIAL MARÍTIMO COM ESTES POVOS DEVE TER INSPIRADO ALGUM GREGO ARTISTA. JÁ NA ILUMINURA DA IDADE MÉDIA O ROSTO É PINTADO NA FRONTALIDADE DIFERENTE DOS OUTROS QUE ERAM DE PERFIL, COM MAIS DINAMÍSMO NAS MOVIMENTAÇÕES DOS PERSONAGENS, MAS NADA DIFERENTE QUANTO A TÉCNICA PLANA SUPERFICIAL COLADOS NAS PAREDES SEM AS NOÇÕES DE ESPAÇO, NESTAS OBRAS TUDO ACONTECE NA FRENTE E AS CORES SÃO DE PREENCHIMENTO SEM OS TONS DE CLARO ESCURO PARA DAR VOLUME TRIDIMENSIONAL E DESTACA A LINEARIDADE DAS FORMAS.

    ResponderExcluir